Ingredientes
quantidades para 16
Farinha - 280 gr.
Fermento padeiro - 20 gr.
Manteiga - 60 gr.
Açúcar - 20 gr.
Ovos - 1
Leite - 3 dl. mal medidos
Sal - q.b.
receita de minha Mãe
Preparação
Desfaz-se o fermento com um pouco de água morna e amassa-se com 50 gr. de farinha.
Tende-se um pãozinho redondo, faz-se-lhe em cima uma cruz com a mão e põe-se num pratinho onde previamente se deita uma colher de leite morno.
Põe-se em sitio até adquirir o dobro do volume e a cruz se desvanecer isto tudo por mais ou menos 15 minutos. Se for no inverno deve-se pôr ao pé do fogão.
Peneiram-se os outros 230 gr. de farinha para um alguidar, junta-se-lhe o açúcar, duas pitadas de sal, a bola de farinha fermentada e vai-se amassando como quem amassa pão juntando pouco a pouco o leite que também deve estar quente. No fim bem amassado leva o ovo e torna a amassar-se muito bem.
Tapa-se o alguidar com um pano branco, cobre-se com um cobertor de lã e coloca-se em sítio quente a levedar durante duas horas ou mais se necessário dependendo da temperatura.
A massa está pronta quando crescer e adquirir o dobro do volume.
Chegada a esta altura deita-se em cima da pedra que já deve estar enfarinhada, polvilha-se com mais farinha, tende-se numa bola que se estende com o rolo até ficar com 2 cm. de altura.
Divide-se a manteiga em quatro partes.
Barra-se a massa com uma das partes da manteiga untando com uma faca de madeira.
Dobra-se ao meio, estende-se com o rolo, torna a barrar-se, dobra-se novamente, etc. Repete-se esta operação quatro vezes.
No fim estende-se a massa que deve ficar com 1 cm. de altura.
Corta-se em tiras e estas em quadrados mais ou menos de 15 cm. Enrolam-se pelas pontas para formar a meia lua que se colocam em tabuleiro enfarinhado.
Deixam-se descansar novamente 10 minutos em sitio onde não haja corrente de ar.
Pincelam-se com gema de ovo, polvilham-se com açúcar pilé e metem-se no forno quente mais ou menos 15 minutos.